quinta-feira, 27 de agosto de 2015

-ANÁLISE- Justiceiro: O Renascimento de Ma Gnucci



Saiu hoje nas bancas o volume 6 da colecção Poderosos Heróis Marvel: JUSTICEIRO A Ressureição de Ma Gnucci (#01-#06) de Garth Ennis e Steve Dillon.

Para os interessados é um livro de capa dura e 152 páginas pura acção e humor negro que o Garth Ennis nos habituou ao longo dos anos desde o PREACHER.

Depois de uma excelente introdução de João Lameiras, só faltou mencionar que o Justiceiro foi também baseado nos livros de Don Pendleton: O Executor, mas é apenas um pormenor.

Este livro é a continuação e o desfecho da mini-série iniciada também por esta equipa creativa no livro lançado pela Devir " ORegresso do Justiceiro".


Não será a meu ver obrigatório ler estes livros lançados pela Devir para se poder aproveitar esta saga lançada hoje pela Levoir, mas será importante ter algum conhecimento de quem era Ma Gnucci e todas as peripécias que se passaram nessa mini-série de 12 números.

Quero também dar os parabéns há equipa que traduziu esta saga, os diálogos estão excelentes e as adaptações de algumas expressões em inglês para português estão perfeitas.

Garth Ennis apresenta nos uma escrita bem ao estilo que já nos habituou ao longo dos anos, bastante acção e humor negro como já tinha referido. O Justiceiro e o seu "modus operandi" não é do agrado para muitos fãs da Marvel, mas Ennis com o seu humor e os personagens secundários bastante divertidos ajudam a suavizar toda a violência que esta história nos apresenta.

Um importante dado acerca desta saga é ser escrita pelo escritor mais consistente que o Justiceiro teve nos últimos 15 anos, a qualidade é assegurada. Para não falar dos 8 anos consecutivos ao leme do personagem entre o universo 616 e MAX.

A arte de Steve Dillon é um pouco controversa a meu ver, especialmente no que toca ao desenhar as caras, parece que todos os personagens são parentes uns dos outros. Por outro lado, com a continuação da leitura depressa habituamo-nos a sua arte e "magicamente" fica um pouco mais agradável.

Obrigado a Levoir, por esta excelente iniciativa e por mais uma vez apostar no maior anti-herói da Marvel.


















Comente com o Facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente